domingo, 4 de maio de 2008

Olha a menina a dançar…

Olha a menina a dançar…

Nas ruas saltitava, dançando, cantando, correndo, dançando.

- Quem era!? – Perguntou o duende da esquina á fada do candeeiro!?

- Lá sei!!!! Uma tola, olha para ela a correr – Responde com uma voz sorridente a fada.

- Olha, eu gosto dela, saltita como um miúdo a fugir da brincadeira de um cão. – Intromete-se o gnomo do pavimento. – Sinto-me bem com ela a pisar-me, vivo para isto. Aiiii se todas as meninas saltassem como esta, já ninguém salta assim – Reclamou o gnomo.

O gnomo eventualmente tinha razão sabem? Já ninguém procura nada hoje em dia. Se perdem algo, nem se dão ao trabalho de saber o que perderam.

Mas aquela menina de cabelo vermelho como o fogo sabia o que perdera.

Não me perguntem a mim, eu também não sei. Nem o Gnomo sabe. Mas que é bom ver finalmente alguém a procurar estas coisas é.

- Oooooooooooolha a menina a dançar… tão bela, no seu saltitar, quem vai com ela dançar!??!? – Cantarolou o mocho da esquina da varanda.

- Deixa de ser parvo, não vês que ela não procura isso!!!! Isso já ela tem, cheira-me que procura saltar apenas … - rosnou o Trool da sarjeta.

Saltitava, saltitava a menina de cabelo vermelho. Por entre ruelas antigas, místicas, maravilhosas dançava. As pessoas não notam, estão estúpidas. Para as outras pessoas a menina só caminhava. Mas para os gnomos, fadas, duendes, trools, mochos e muitos outros bichos, a menina saltava e dançava e procurava, sempre procurava.

- Que raio quer esta?!?!?!!? Tá a andar daqui pa fora – berrou a bruxa da entrada do bar.

- Cala-te estúpida, olha lá bem!!! Tá a dançar, deixa-a tár, tá á procura de algo, olha como fica feliz com cada passo dado nestas minhas ruelas – Gritou o Anão dos passeios.

- Ai agora são tuas!? É minha besta!? São tuas!? Vou ai arranco-te essa barba á dentada!!!!! Os passeios são teus burro, as ruelas são minhas, e ela em ti não toca que tem nojo dos teus dentes amarelos e nariz com ranho a pingar!!!

- Tão giro… depois são os trools que berram e fazem merda. Calem-se lá vocês os dois, tão-me a dar dor de cabeça. – Resmungou o estranhamente limpo trool da sarjeta.

- Óóóóóóóó fada!!!! Vai atrás dela, dá-lhe lá luz com o candeeiro para ela ver o que está á procura!!!! – Pediu o mocho da esquina da varanda.

- Tá bem, tá bem, eu vou… ela até tem piada a saltar, cantarolar, a saltitar e a dançar… gosto da cara dela, é bonita.

- Será que ela é infeliz quando vai para casa!? Eu gostava que ela fosse infeliz. – Disse baixinho o Demónio do caixote do lixo.

Sabem o que se passou!? Não sabem!?!? Eu digo, eu digo…

Todas as criaturas se juntaram, mandaram uma coça no demónio do caixote do lixo. Deixaram lá tudo o que de porco tinham para o demónio cheirar mal e a menina não se aproximar dele.

E assim correu a menina do cabelo vermelho, saltitou, cantou, dançou e correu. Se achou o que procurava, eu não sei, nem ninguém sabe. Nem mesmo as criaturas. Mas elas juraram, sempre que a menina fosse á cidade de Coimbra, caminhar pelas ruelas, protege-la, até ela achar o que procurava.

Carlos Cardoso

22/02/05

3 comentários:

Unknown disse...

Coimbra, Coimbra...
Cidade de demónios vestidos de negro...
Gosto de como consegues reunir todo um ensemble de criaturas que outrora povoaram a nossa imaginação como putos algo literatos e algo alienados.
E são as meninas de cabelo vermelho a saltitar por aí que nos fazem manter a esperança...

Unknown disse...

Não são demónios vestidos de negro... são sósias do Batman!!!

http://natocadoraposo.blogspot.com/2008/05/traar-da-capa-negra.html

Anónimo disse...

Isto soa-me a versão Cardosiana do "Olha, que coisa mais linda, mais cheia de graça..." :)